22 de janeiro de 2010

A importância da sesta no Pré-Escolar


Sinais de ansiedade e estados depressivos estão relacionados com o abandono precoce do período diurno de sono, descobriram investigadores norte-americanos.

Todos os pais conhecem as consequências da falta da sesta: irritabilidade, birras, actividade fora do normal e até sonolência à hora do jantar. Agora, investigadores da Universidade da Pensilvânia, colocam a tónica de não forçar nenhuma criança que atinge os cinco anos a abandonar o descanso à tarde, sob pena de diminuir as suas funções psicossociais.

A equipa liderada por Brian Crosby analisou os hábitos de 62 crianças, 23 por cento das quais já não dormiam à tarde, e descobriu que estas apresentavam sinais acrescidos de ansiedade e estados depressivos. «Ainda é cedo para estabelecer uma relação directa entre a ausência da sesta e este tipo de comportamentos», afirma o cientista, para quem, no entanto, é já possível afirmar que «o sono diurno é importante para o ‘funcionamento’ quotidiano das crianças em idade pré-escolar».
Os cientistas recomendam que os pais contabilizam as horas totais de sono dos filhos e tentem perceber se o período da tarde lhes está a fazer ou não falta. E não hesitarem em a exigir junto das instituições escolares, se considerarem que a sesta é mesmo necessária.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/

7 de janeiro de 2010

Poesias da Paz








Que poemas lindos!!
Encontrei-os na internet mas não sei de quem é a sua autoria. Se alguém souber, que me diga por favor para crescentar neste post. Obrigada

6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

No Dia de Reis, cada criança levou para casa um miminho referente a este dia.
Primeiro, pintaram os Reis:


Depois, os Reis foram recortados e montados numa cartolina tendo um pausinho das espetadas como suporte para as crianças segurarem:

A parte da frente:

A parte de trás:


A imagem utilizada foi esta, retirada do site do www.smartkids.com.br


As crianças gostaram muito deste trabalho.

Aquário Zen