22 de janeiro de 2010

A importância da sesta no Pré-Escolar


Sinais de ansiedade e estados depressivos estão relacionados com o abandono precoce do período diurno de sono, descobriram investigadores norte-americanos.

Todos os pais conhecem as consequências da falta da sesta: irritabilidade, birras, actividade fora do normal e até sonolência à hora do jantar. Agora, investigadores da Universidade da Pensilvânia, colocam a tónica de não forçar nenhuma criança que atinge os cinco anos a abandonar o descanso à tarde, sob pena de diminuir as suas funções psicossociais.

A equipa liderada por Brian Crosby analisou os hábitos de 62 crianças, 23 por cento das quais já não dormiam à tarde, e descobriu que estas apresentavam sinais acrescidos de ansiedade e estados depressivos. «Ainda é cedo para estabelecer uma relação directa entre a ausência da sesta e este tipo de comportamentos», afirma o cientista, para quem, no entanto, é já possível afirmar que «o sono diurno é importante para o ‘funcionamento’ quotidiano das crianças em idade pré-escolar».
Os cientistas recomendam que os pais contabilizam as horas totais de sono dos filhos e tentem perceber se o período da tarde lhes está a fazer ou não falta. E não hesitarem em a exigir junto das instituições escolares, se considerarem que a sesta é mesmo necessária.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Eu sou Educadora, e no meu J.I. as crianças não dormem, a partir dos 3 anos por ordem do Ministério. É vê-los a "cair" depois do almoço e ao fim da tarde. É uma violência para crianças tão pequenas de 3 e 4 anos, que às 7.30h da manhã já estão à porta do Infantário. Leis...

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla!
    Quando vi o título fiquei curiosa!! É cesta (do aconchego, feita de vime), ou sesta de descanso?
    Não será uma gafe?
    Bom, que tal verificar.
    Bom trabalho.

    Pode visitar o Blog do J.I onde trabalho
    http://jardim-de-infancia-da-boavista-mg.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente com o que foi referido a respeito da importância da sesta.Ao implementarem a CAF não acautelaram essa necessidade básica das crianças.
    Visitem-me em
    http://barquinhodepapel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sugiro este site para meus amigos para que ele pudesse ser útil para eles também. grande esforço
    Desenhos Para Colorir

    ResponderEliminar

Aquário Zen