9 de abril de 2009

Actividades para a Páscoa

Labirinto:
O coelhinho vinha tão contente com a sua cestinha cheia de ovos, quando de repente ... ele não sabe como perdeu todos!
Vamos ajudar o coelhinho a encontrar os avinhos?






Imprime-se as silhuetas e decalcam-se em cartolinas de quatro cores diferentes, faz-se tantas quantos forem os alunos.
Recortam-se as figuras.
Distribui-se os recortes um para cada criança pedindo que ela coloque-o no seu bolso ou em outro lugar que não fique visível para o seu companheiro.

Desenrolar:
O professor fará as solicitações e as crianças deverão se agrupar conforme os cartões que possuírem, por exemplo:
Peço que venham até aqui todos os coelhos de mãos dadas. Todas as crianças que possuírem os cartões de coelhos deverão correr até o coordenador do jogo.
Cada criança que acertar ganhará um ponto que poderá ser representado por uma goma, um ovinho de chocolate, etc.
Outro exemplo:
Peço que venham até aqui todos os animais vermelhos!
Pode-se fazer, também de forma competitiva:
Quero ver quem chega primeiro: os coelhos verdes ou os pintinhos azuis! Neste caso o coordenador do jogo deverá saber quantos jogadores tem de cada espécie a fim de poder verificar quem chegou primeiro de forma completa.


Problemas com gomas
Preparação:
Providencia-se quarto vidros de geléia de tamanho idênticos.
No primeiro colocam-se 20 gomas, no segundo 30 e no terceiro 40.
Em cada um deles coloca-se um etiqueta anunciando quantas gomas tem cada um, ou seja: 20, 30 e 40. No quarto vidro, que será o “frasco problema” coloca-se um número de balas entre 20 e 40.
Desenrolar:
As crianças deverão adivinhar quantas gomas possui este frasco.
Após as diversas apostas, contam-se as gomas (o que poderá ser feito pelas próprias crianças para que exercitem) e dividem-se entre todos os participantes para que se deliciem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aquário Zen